22/07/2016 11h07 – Atualizado em 30/08/2016 14h41
No Brasil, o cafeicultor faz a secagem do café em terreiro suspenso ou chão cimentado. Entretanto, secar café dessa forma expõe os frutos ao tempo, o que pode levar à sua fermentação e consequente perda de qualidade. Por outro lado, a secagem em secadores de café economiza em mão de obra, otimiza o processo de secagem, reduz os custos de produção e melhora o padrão qualitativo do café.
Funcionamento dos secadores
A secagem do café é determinante para assegurar a qualidade dos grãos de café após a colheita. O secador de café é uma tecnologia que aperfeiçoa e agiliza o processo, independentemente de sua fonte de energia (caldeira, gás, lenha ou palha). No processo de queima, o equipamento mantém a temperatura ideal para que os grãos sequem em aproximadamente 24 horas.
O secador funciona da seguinte forma: alimentado por palha ou outro tipo de combustível, o equipamento gera calor, que é conduzido, por meio de um ventilador, até uma caixa de armazenagem. Sua estrutura é planejada para que o ar quente entre em contato com os grãos de café até secá-los.
Tipos de secadores
Existem dois tipos de secadores de café: o rotativo e o estático. O primeiro apresenta maior produtividade, mas consome mais energia. Já o segundo apresenta menor produtividade, mas com redução de custos.
Preço dos secadores
Até mesmo os pequenos cafeicultores podem investir em secadores de café. Especialmente porque alguns são vendidos usados e a preços mais acessíveis. No mercado, existem diferentes tipos e marcas de secadores com preços por volta de R$15 mil.
Descubra as vantagens dos secadores de café:
Economia de mão-de-obra
O processo convencional de secagem do café em terreiros requer mão de obra e grande esforço para realizar o trabalho. Quando o cafeicultor investe em um secador de café, não há necessidade de contratar um trabalhador para executar essa atividade. Dessa forma, é possível economizar com mão de obra.
Menores custos de produção
Com a redução de mão de obra, a aquisição de equipamentos usados e a otimização do processo de secagem dos grãos de café, o cafeicultor tem menores custos de produção, o que aumenta a margem de lucros dos negócios.
Melhor qualidade do café
“Quando os grãos de café fermentam nos terreiros, isso impacta negativamente no padrão qualitativo do café”. O uso do secador acelera a secagem do café, reduz o tempo de exposição dos grãos ao ar livre, evita a sua fermentação e melhora a sua qualidade”, afirma Mauri Martins Teixeira, professor do Curso CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade.
Conheça os Cursos CPT da Área Cafeicultura:
Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade
Colheita, Preparo e Armazenagem de Café
Construção e Operação de Terreiro-Secador de Café
Fonte: Tecnologia no Campo – tecnologianocampo.com.br
Por Andréa Oliveira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504